Usuário: Senha:
Esqueci minha senha

Sobre o CC50 - Versão (um pouco) longa

CC50

O CC50 (Ciência da Computação 50) é uma adaptação totalmente em português do curso CS50 (Computer Science 50) de Harvard (Harvard de verdade mesmo, la em Boston - Massachussets), tudo isso gratuito.

Esse é o curso básico de ciência da computação da universidade mas, por ser tão envolvente e instrutivo (os deveres de casa chegam a ser divertidos... De Verdade!!!), e ao mesmo tempo requerer uma dedicação considerável do aluno, já se tornou "lendário" no campus e fora dele. Os alunos vestem até camisa "I did CS50!" ("Eu fiz CS50!") para exibir ao mundo o mérito de ter feito (e terminado) o curso.

O CC50 tem a duração de aproximadamente 11 semanas, com duas aulas de pouco mais de uma hora por semana (assim como o original) e um Set de Problemas para ser resolvido por semana (nada de exercícios escritos, tudo programando no computador). Todos os alunos do CS50 original se surpreendem com a grande quantidade aprendida ao final do curso, em tão pouco tempo. Esse site onde você está agora, por exemplo, foi basicamente TODO escrito com conteúdo aprendido em alguns meses no CS50, incluindo todos os sistemas de login, registro, etc.

É magica?! É.

OMG! Mas é muito difícil! Eu não sei programar nada! Além do mais é um curso de faculdade! Será que eu consigo?!

Resposta rápida: Sim!

Reposta longa: O curso é difícil? Sim, mas é plenamente possível de ser feito, por todos.

Primeiramente o curso explica tudo desde o princípio mesmo sobre ciência da computação, o aluno não precisa ter conhecimento prévio nenhum para participar (Ok, precisa saber mexer com o mouse e o teclado).

Além do mais ele é feito para muitas pessoas (em Harvard, todo ano, cerca de 500-600 pessoas fazem o CS50), mas tem foco individualizado. Como assim? Cada aluno pode fazer as coisas em um ritmo um pouco diferente sem problemas. Existem Sets de Problemas normais e Sets de Problemas edição Hacker, que são para aqueles espertinhos que já tem algum conhecimento prévio, ou simplesmente querem se dedicar mais (e naturalmente aprender um pouco mais), e você escolhe qual dos dois irá fazer, podendo até parar no meio de um Set de Problemas por estar muito difícil (ou muito fácil?!) e mudar de versão, ninguem ganha ou perde nada por fazer uma versão ou a outra.

Mesmo assim não acredite que os Sets de Problemas são verdadeiramente fáceis, eles tomam tempo, sim, e levam o aluno a aprender muito na busca da realização de um problema, esse é um curso exigente, ideal para alunos que gostam de se desafiar. Mas não se assuste pois, apesar de tomarem tempo, os Sets de Problemas são apresentados de forma bem coloquial e são verdadeiramente divertidos.

A maioria dos alunos do curso original entram no computador religiosamente às 19 horas toda quarta-feira (quando os Sets de Problemas são liberados na internet) pois eles já terminaram o ultimo e estão ansiosos para começar o próximo.

O CC50 tenta ser o mais fiel possível ao curso original. Todo o material das aulas e dos Sets de Problemas é traduzido diretamente do material original. Isso significa que você vai aprender tudo mesmo que todos os alunos de Harvard aprendem (E talvez que você será o fundador do novo Facebook?!).

Ok... E o que eu faço com tudo isso...?

Bem, o curso como um todo ensina muito mais do que programação, ensina ciência da computação de verdade, que levará você a enxergar problemas do mundo real de um novo ponto de vista, com conhecimentos que podem ser aplicados nos mais diversos campos. Muitos ex-alunos do CS50 original podem ser hoje encontrados em campos como biologia, medicina, arte, literatura. Além de, claro, engenharia, eletrônica, informática, etc.

Os alunos aprendem também muito sobre como os computadores e a internet funcionam, e sobre programação. A maior parte do curso trata da linguagem C, que é uma linguagem muito poderosa. Desde microcontroladores até sistemas científicos avançados podem ser controlados com C. Mas a idéia não é se restringir a uma única linguagem, pelo contrário. A idéia é ensinar você a se ensinar outras linguagens. Como assim?! Com uma boa base em C você vai ver como é fácil e rápido aprender (sozinho) outras linguagens como HTML, PHP, Java, Ruby, Python, SQL e outras (Linguagens aprendidas diretamente no CC50 são C, XHTML, CSS, PHP, Javascript e SQL).

Entao após terminar o CC50, você tem uma ótima base para trabalhar com Webdesign, Bancos de Dados, Sistemas Eletrônicos, programação de Software, entre outros.

Atualmente, os cursos técnicos integrados do IFES (Vitoria), tem um currículo de programação bem superficial, mesmo em alguns cursos onde esse conhecimento seria interessante, como o curso de eletrotécnica. Mas o CC50 traz uma base muito mais reforçada no assunto, que é útil para alunos de qualquer curso, com qualquer ideal de carreira.

CC50 é o curso de Harvard, no Brasil!

Voltar